quarta-feira, abril 02, 2008

Maldita gasolina

Ver os acessos que esta página tem tido através do Google Analytics trouxe-me alguma motivação para deixar aqui umas notas. E desta vez venho falar da gasolina e dos preços desta.
Há quase 5 anos que tenho a carta e desde aí que tenho posto gasolina aos 25€ de cada vez todas as semanas e esta tem-me dado para 250km ultimamente quando antes dava para quase 400km. O consumo é de entre 5.8 e 6.2l por cada 100km (tenho um Toyota Yaris 1.0 a gasolina) e ando a comprar a gasolina mais barata que encontro por volta de 1.33€/l nas bombas do Continente em Vila Nova de Gaia.

Mas isto porquê? Porque vim agora falar neste assunto que toda a gente já sabe que está mal?

Primeiro porque encontrei um site que eu já esperava há muito tempo (estava já a pensar em fazê-lo eu) que mostra a localização das bombas de gasolina de Portugal e os preços lá praticados, actualizados colaborativamente pelos seus utilizadores. O Mais Gasolina mostra, com recurso ao Google Maps, os postos de gasolina existentes em Portugal, os preços dos vários combustíveis lá e a data da ultima actualização.
Para mim este é um projecto muito importante e sem o qual a liberalização dos preços da gasolina não fazia sentido pois a concorrência mal se sentia (sem querer insinuar que os preços fossem manipulados). Só precisa é da vossa participação e interesse :D Não deixem de lá dar um salto e de passar pela secção com os preços mais baratos (que promete melhorias em breve) e estatísticas. Uma curiosidade seria colocar lado a lado ou sobrepostas a variação do preço do barril do petróleo e a variação da gasolina. Fica a sugestão ;)

Outro motivo pelo qual falo de gasolina hoje é por um artigo que li num blog (mal sei se lhe posso chamar artigo mas não deixa de merecer referência). O artigo chama-se 'Why the US is collapsing' e está presente no blog mantido por Rick Falkving e recomendo a leitura. O artigo é uma opinião do autor sobre o estado da economia americana, com base em dados históricos e com conclusões bastante inquietantes.
Não nego que não concorde com o autor mas a sugestão que ele faz mais para o fim do papel do petróleo neste panorama actual fez todo o sentido para mim e fez-me perguntar algumas coisas: "porque não se vê carros híbridos de marcas americanas na Europa apesar de eles serem um sucesso nos EUA?"
"o que significa para a Venezuela e para o Irão começar a comercializaro petróleo em Euros como ameaçam fazer?"

Este é o estado das coisas e parece-me que só nós é que podemos fazer alguma coisa, pouca mas podemos desde que estejamos atentos, que tiremos um tempo curto a planear (e a anotar) os nossos abastecimentos de gasolina talvez com recurso ao Mais Gasolina e que tenhamos espírito crítico porque a vida está difícil para todos e quem nos puder ir ao bolso vai.

Bom resto de semana e comentem à vontade :D

5 comentários:

Um lugar ao Sul disse...

Num existe um sistema parecido para procurar as bicicletas mais baratas do país? É que com a gasolina a este preço...

Fábio Oliveira disse...

Podes sempre participar no Porto Bike Tour e ter uma bike a 60€. Só não sei se já terá esgotado :/

Filipe Da Silva disse...

Acho que a ideia tá muito fixe (apesar de não constarem lá postos de Paredes:p) Mas acho que a solução é mesmo deixarmos de ser tão comodistas e andar de comboio e metro (700 cavalos com consumo de 0 litros:p) o meio-ambiente agradece!!
Abraço

Um lugar ao Sul disse...

Porto Bike Tour??? Mas quando é que é isso? Não te esqueças que estás a falar com um gajo de Marrocos!

Francisco Castelo Branco disse...

Mais gasolina, mais despesas e menos ordenado


bom blogue